5.10.06

5 de Outubro de 1910


Que bom que é poder gozar um feriado como este!

Todos sabemos que o 5 de Outubro de 1910 foi o dia que pos termo à monarquia, tendo sido impelmentada a república.

O dia 5 de Outubro foi também um dia, como todos os outros, com imensos acontecimentos (em anos diferentes). Nada melhor que a Wikipedia para esclarecimentos (http://pt.wikipedia.org/wiki/5_de_Outubro).

Relativamente ao motivo do feriado:

"Nos dias 4 e 5 de Outubro de 1910 alguns militares da Marinha e do Exército iniciaram uma revolta nas guarnições de Lisboa, com o objectivo de derrubar a Monarquia. Juntamente com os militares estiveram a Carbonária e o as estruturas do PRP (Partido Republicano Português).

Na tarde desse dia, José Relvas, em nome do Directório do PRP, proclamou a República à varanda da Câmara Municipal de Lisboa. No dia 6 o novo regime foi proclamado no Porto e, nos dias seguintes, no resto do país. Em Braga foi-o no dia 7, tendo tomado posse da Câmara o Dr Manuel Monteiro.

O novo regime formou provisionalmente governo debaixo da presidência de Teófilo Braga, um ilustre escritor.

Este por sua vez emitiu uma nova lei eleitoral dando o voto a todos os adultos do sexo masculino e presidiu à eleição de uma assembleia constituinte, que abriu em 19 de Junho de 1911.

A constituição foi aprovada pela assembleia em 20 de Agosto, e o governo provisional entregou a sua autoridade poucos dias depois (24 de Agosto) ao novo presidente, Manuel José de Arriaga."

Evolução da Bandeira Portuguesa desde a Fundação Nacional




Após o 5 de Outubro foi substituída a bandeira portuguesa.

De acordo com o decreto-lei de 19 de Junho de 1911, a bandeira tem as cores verde (dois quintos) e vermelha (três quintos), com o escudo de armas na linha divisória.


Significado dos símbolos e cores:
As 5 quinas simbolizam os 5 reis mouros que D. Afonso Henriques venceu na batalha de Ourique.
Os pontos dentro das quinas representam as 5 chagas de Cristo. Diz-se que na batalha de Ourique, Jesus Cristo crucificado apareceu a D. Afonso Henriques, e disse: "Com este sinal, vencerás!". Contando as chagas e duplicando as chagas da quina do meio, perfaz-se a soma de 30, representando os 30 dinheiros que Judas recebeu por ter traído Cristo.
Os 7 castelos simbolizam as localidades fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros.
A esfera armilar simboliza o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio.
O verde simboliza a esperança.
O vermelho simboliza a coragem e o sangue dos Portugueses mortos em combate.

Enfim... o nosso orgulho!

Beijinhos

Bloguita

No comments: