1.10.06

Cabo Verde (Ilha do Sal) - 16/09/2006 a 23/09/2006

Estávamos nós a gozar o nosso primeiro dia de férias no Algarve, quando nos ligaram da Agência de Viagens a dizer que o Riu Funáná estava cheio. Ficámos de pé atrás com a situação, sem saber se valeria a pena ir ou não para Cabo Verde. Decidimos arriscar. Acabámos por ir para o Hotel Belorizonte... Estávamos mais perto da Vila de Santa Maria. Menos uma estrela, mais uma vantagem!

Os nossos pais foram levar-nos ao Aeroporto no dia 16/09/2006 por volta das 19h00m (amorosos). Entretanto o voo atrasou-se, como não podia deixar de ser. Em vez de partir às 20h50m, partiu às 00h05m. Bom mas bom... TACV é assim mesmo! Cabo Verde no stress...

No primeiro dia, quando chegámos à praia, parecia que estava na Damaia e pensei "Mas isto vai ser sempre assim??!". A questão é que quando chegámos (já dia 17/09/2006 por volta das 01h00m de lá (03h00m GMT)), estava um concerto enorme na praia: o Festival de Santa Maria (http://www.asemana.cv/article.php3?id_article=19728). Não ficámos muito tempo porque estávamos cansados. Entretanto o guia informou-nos que tinhamos vindo com os Alpha Blondy no avião. Mesmo ao nosso lado.
Ficámos mais aliviados quando nos fomos apercebendo que, aos poucos, a praia ía ficando mais limpa...
É que eles são um bocado lentos, e demoraram alguns dias até ficar tudo mais ou menos limpo. Tendo em conta que eles levam o frigorífico atrás para todo o lado, a mudança torna-se mais demorada.
Afinal a praia era maravilhosa! Um mar azul turquesa com uma temperatura óptima! Que saudades...



Na segunda feira, dia 18/09/2006 fizemos uma excursão que se chamava "Salinas, Miragens e Buracona". Foi muito giro e praticamente vimos tudo o que havia para ver na Ilha do Sal.

Tomámos banho nas salinas: só se consegue boiar, é incrível! A água é 26 vezes mais salgada do que a água do mar.




Já as miragens não tem nada de especial. Estacionámos a nossa Pick-up e olhámos para a paisagem! Parecia que tinhamos água!!! Mas era apenas uma miragem!



Na buracona tivemos a hipótese de tomar banho na chamada "piscina natural" onde a água esverdeada é brutal!


Íamos quase todos os dias à vila, às compras. Eles chamam-nos para dentro das lojas e dizem sempre pelo menos uma destas frases :
"Português?? Lizboa ó Potu??"
"Tud bárátu. Hoze promozão. Túd bom prezo!"
"Português nõ tem dinheru má tem bom corazão!"
"Nõ, mas mi diz quantu qué dá por izo? Diz um préçu... nõ nõ vá embora... diz um préçu, para ti faiz bom préçu!"
Enfim, no ínicio uma pessoa ainda grama esta conversa, mas chega a um ponto em que só dá vontade de lhes dar três berros! Outra coisa interessante é que 1€ vale 110$ cabo verdianos, mas eles arredondam para 100$. É tudo caríssimo!

Aprendemos a dançar Coladeira, Morna (não tanto), Kizomba e Funáná! Como diz a outra parva: "super hiper mega ri-fixe".

Ah! À vinda para Portugal, o voo também se atrasou: era para sair às 14h00m de lá (16h00m GMT) e acabou por só sair às 19h00m (21h00m GMT).

E mais não conto! Recomendo!

Beijinhos

Bloguita


No comments: