18.10.06

Como o tempo passa

Já estamos em Outubro... a caminho de Novembro...

O tempo passa a correr e nós nem nos apercebemos. Hoje o médico perguntou-me: "Que idade é que a Bloguita tem?". E logo de seguida disse: "Como o tempo passa..."

O relógio não pára. O tempo não se recupera. Não conseguimos travar esta invasão ao nosso eu, ao nosso mundo, à nossa vida.

Constatações:
- A RCP já passa música "do nosso tempo".
- Sou mais responsável (imagine-se!).
- Já não consigo decorar todos os números de telefone.
- Todos os fins de semana em que vou à Lourinhã pergunto "Qual é a minha toalha?" e a resposta é sempre a mesma. Mas eu esqueço-me...
- A minha mãe já não me obriga a beber leite Gordo "porque (já não) estou em crescimento".
- O meu pai já não ralha comigo por estar sempre ao telefone (farta de telefone estou eu!).

Isto é um cliché, mas... quem me dera ser mais nova e saber o que sei hoje.

Beijinhos
Bloguita

16.10.06

SMS

16/10/2006
00h09
"Mega fm"

I’m doing it for music,
I’m doing it for love,
I’m doing it for everyone around me

and I try to be the only one with this
melody in my head,
but I think I hear this song somewhere.

I’m doing it for music,
I’m doing it for love,
I’m doing it for everyone around me

And I think I hear this song,
And I think I hear this song,
Somewhere.

I’m doing it for music,
I’m doing it for love,
I’m doing it for everyone around me

The Gift

Obrigada.
Amo-te!

Beijinhos
Bloguita

8.10.06

BES (04/10/2006)

Um homem sequestrou quatro pessoas durante um assalto à dependência do BES na Avenida Rodrigues Manitona, na passada quarta-feira, dia 04/10/2006. Segundo consta, estava a aguardar pela concessão de um empréstimo de cerca de 100 mil euros que lhe teria sido prometido pelo BES, mas que ainda não tinha sido desbloqueado.

Está explicado!




http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=730162&div_id

Beijinhos
Bloguita

5.10.06

5 de Outubro de 1910


Que bom que é poder gozar um feriado como este!

Todos sabemos que o 5 de Outubro de 1910 foi o dia que pos termo à monarquia, tendo sido impelmentada a república.

O dia 5 de Outubro foi também um dia, como todos os outros, com imensos acontecimentos (em anos diferentes). Nada melhor que a Wikipedia para esclarecimentos (http://pt.wikipedia.org/wiki/5_de_Outubro).

Relativamente ao motivo do feriado:

"Nos dias 4 e 5 de Outubro de 1910 alguns militares da Marinha e do Exército iniciaram uma revolta nas guarnições de Lisboa, com o objectivo de derrubar a Monarquia. Juntamente com os militares estiveram a Carbonária e o as estruturas do PRP (Partido Republicano Português).

Na tarde desse dia, José Relvas, em nome do Directório do PRP, proclamou a República à varanda da Câmara Municipal de Lisboa. No dia 6 o novo regime foi proclamado no Porto e, nos dias seguintes, no resto do país. Em Braga foi-o no dia 7, tendo tomado posse da Câmara o Dr Manuel Monteiro.

O novo regime formou provisionalmente governo debaixo da presidência de Teófilo Braga, um ilustre escritor.

Este por sua vez emitiu uma nova lei eleitoral dando o voto a todos os adultos do sexo masculino e presidiu à eleição de uma assembleia constituinte, que abriu em 19 de Junho de 1911.

A constituição foi aprovada pela assembleia em 20 de Agosto, e o governo provisional entregou a sua autoridade poucos dias depois (24 de Agosto) ao novo presidente, Manuel José de Arriaga."

Evolução da Bandeira Portuguesa desde a Fundação Nacional




Após o 5 de Outubro foi substituída a bandeira portuguesa.

De acordo com o decreto-lei de 19 de Junho de 1911, a bandeira tem as cores verde (dois quintos) e vermelha (três quintos), com o escudo de armas na linha divisória.


Significado dos símbolos e cores:
As 5 quinas simbolizam os 5 reis mouros que D. Afonso Henriques venceu na batalha de Ourique.
Os pontos dentro das quinas representam as 5 chagas de Cristo. Diz-se que na batalha de Ourique, Jesus Cristo crucificado apareceu a D. Afonso Henriques, e disse: "Com este sinal, vencerás!". Contando as chagas e duplicando as chagas da quina do meio, perfaz-se a soma de 30, representando os 30 dinheiros que Judas recebeu por ter traído Cristo.
Os 7 castelos simbolizam as localidades fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros.
A esfera armilar simboliza o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio.
O verde simboliza a esperança.
O vermelho simboliza a coragem e o sangue dos Portugueses mortos em combate.

Enfim... o nosso orgulho!

Beijinhos

Bloguita

2.10.06

O meu baloiço

Esta sou eu sentada na minha lua: o meu baloiço onde me sento e viajo através do tempo. Quando vou para trás faço uma análise do passado. Quando vou lançada para a frente estou a espreitar o futuro. Quando desco estou no presente e com os pés assentes na terra.

Hoje o mundo está distante para eu poder olhar de longe para tudo e para todos.

Estou triste.

Beijinhos
Bloguita

1.10.06

Cabo Verde (Ilha do Sal) - 16/09/2006 a 23/09/2006

Estávamos nós a gozar o nosso primeiro dia de férias no Algarve, quando nos ligaram da Agência de Viagens a dizer que o Riu Funáná estava cheio. Ficámos de pé atrás com a situação, sem saber se valeria a pena ir ou não para Cabo Verde. Decidimos arriscar. Acabámos por ir para o Hotel Belorizonte... Estávamos mais perto da Vila de Santa Maria. Menos uma estrela, mais uma vantagem!

Os nossos pais foram levar-nos ao Aeroporto no dia 16/09/2006 por volta das 19h00m (amorosos). Entretanto o voo atrasou-se, como não podia deixar de ser. Em vez de partir às 20h50m, partiu às 00h05m. Bom mas bom... TACV é assim mesmo! Cabo Verde no stress...

No primeiro dia, quando chegámos à praia, parecia que estava na Damaia e pensei "Mas isto vai ser sempre assim??!". A questão é que quando chegámos (já dia 17/09/2006 por volta das 01h00m de lá (03h00m GMT)), estava um concerto enorme na praia: o Festival de Santa Maria (http://www.asemana.cv/article.php3?id_article=19728). Não ficámos muito tempo porque estávamos cansados. Entretanto o guia informou-nos que tinhamos vindo com os Alpha Blondy no avião. Mesmo ao nosso lado.
Ficámos mais aliviados quando nos fomos apercebendo que, aos poucos, a praia ía ficando mais limpa...
É que eles são um bocado lentos, e demoraram alguns dias até ficar tudo mais ou menos limpo. Tendo em conta que eles levam o frigorífico atrás para todo o lado, a mudança torna-se mais demorada.
Afinal a praia era maravilhosa! Um mar azul turquesa com uma temperatura óptima! Que saudades...



Na segunda feira, dia 18/09/2006 fizemos uma excursão que se chamava "Salinas, Miragens e Buracona". Foi muito giro e praticamente vimos tudo o que havia para ver na Ilha do Sal.

Tomámos banho nas salinas: só se consegue boiar, é incrível! A água é 26 vezes mais salgada do que a água do mar.




Já as miragens não tem nada de especial. Estacionámos a nossa Pick-up e olhámos para a paisagem! Parecia que tinhamos água!!! Mas era apenas uma miragem!



Na buracona tivemos a hipótese de tomar banho na chamada "piscina natural" onde a água esverdeada é brutal!


Íamos quase todos os dias à vila, às compras. Eles chamam-nos para dentro das lojas e dizem sempre pelo menos uma destas frases :
"Português?? Lizboa ó Potu??"
"Tud bárátu. Hoze promozão. Túd bom prezo!"
"Português nõ tem dinheru má tem bom corazão!"
"Nõ, mas mi diz quantu qué dá por izo? Diz um préçu... nõ nõ vá embora... diz um préçu, para ti faiz bom préçu!"
Enfim, no ínicio uma pessoa ainda grama esta conversa, mas chega a um ponto em que só dá vontade de lhes dar três berros! Outra coisa interessante é que 1€ vale 110$ cabo verdianos, mas eles arredondam para 100$. É tudo caríssimo!

Aprendemos a dançar Coladeira, Morna (não tanto), Kizomba e Funáná! Como diz a outra parva: "super hiper mega ri-fixe".

Ah! À vinda para Portugal, o voo também se atrasou: era para sair às 14h00m de lá (16h00m GMT) e acabou por só sair às 19h00m (21h00m GMT).

E mais não conto! Recomendo!

Beijinhos

Bloguita